Classroom

Orientações Classroom

1. Orientações sobre a organização das salas do Classroom

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, com o intuito de contribuir com o fazer da escola nesse processo de retorno às aulas, criou as salas no Classroom em consonância com a programação dos(as) professores. Tais salas foram criadas no formato mais recomendado – qual seja, uma sala para cada disciplina da turma (formato 1 abaixo) –, cuja estrutura permite um acesso mais organizado aos conteúdos por parte dos estudantes, posto que a criação de salas gerais (formato 2 que segue), incluindo nelas todas as disciplinas da turma, dificultará a visualização dos conteúdos disponibilizados, além de requerer uma gestão colaborativa por parte dos(as) docentes.

A título de esclarecimento, apresenta-se a seguir os dois formatos utilizados para a constituição de salas de aula no âmbito do Classroom:

Formato 1: Turma/Disciplina:

São criadas salas englobando as seguintes variáveis: série, turma e disciplina.

Visão do Professor: Ao entrar no Classroom, o(a) professor(a) visualizará a quantidade de salas que reflete a sua programação de disciplina por turma e nestas postará os conteúdos específicos de cada disciplina para todo(a)s estudantes daquela série e turma. No exemplo abaixo, cada caixinha representa uma turma que o professor dará aula. No Classroom, cada turma dele aparecerá de forma separada como segue:

1° Ano A – Português

2° Ano B – Português

1 Ano A – Redação

3° Ano C – Redação

Visão do Estudante: Ao entrar no Classroom, cada estudante visualizará um conjunto de salas correspondente ao número de disciplina que estuda, contendo em cada uma delas o seu conteúdo, conforme exemplificado a seguir. Supondo que uma estudante do 1º Ano A, estuda 8 disciplinas. Ao entrar no Classroom as oito disciplinas que ela estuda aparecerão de forma separada, como segue:

1° Ano A – Português

1° Ano A – Química

1 Ano A – Redação

1° Ano A – Inglês

1° Ano A – Física

1 Ano A – Matemática

1° Ano A – Filosofia

1° Ano A – Artes

Formato 2: Turma/Turma:

São criadas salas no Classroom espelhando a disposição de turmas criadas no Sistema de Gestão Escolar (SGE). Ou seja: será criada uma sala por turma/série, a qual comportará todo(a)s os estudantes e professore(a)s nela atuantes. Logo, todos os materiais pedagógicos, conteúdos e avaliações serão postados nesse único ambiente. Assim, ao entrar na sala, cada estudante enxergará o conjunto de postagens realizadas por todo(a)s o(a)s professore(a)s, referentes à todas as disciplinas.

Questionamentos Recorrentes

Nos últimos dias emergiram da nossa Rede dois níveis de questionamentos, os quais estamos entendendo como parte do processo de construção desse momento desafiador e tão rico para o desenvolvimento individual e social de cada um(a) de nós. A seguir dispomos o contexto do problema, o questionamento e a resposta para o mesmo:

Tipo 1

Contexto. Diante do processo, ainda em curso, de ratificação da programação docente, algumas salas do Classroom apareceram divergentes da realidade.
Questionamento: Podemos excluir as turmas duplicadas ou erradas?
Resposta: Sim, o professor tem total autonomia para excluir as salas que desejar, em diálogo com a gestão escolar, bem como renomeá-las, de forma a adequá-las à programação vigente.

Tipo 2

Contexto. Diante das experiências de algumas escolas durante a pandemia, ao invés do formato de salas do tipo turma/disciplina, algumas unidades escolares desejam construir turmas gerais no formato turma/turma.
Questionamento: Podemos montar as turmas no formato turma/turma?
Resposta: Sim, em diálogo com a gestão escolar. Contudo, devem arquivar ou excluir as turmas criadas pela SEC no formato turma/disciplina e criar novas turmas no formato turma/turma. 

Cabe à escola escolher um dos formatos aqui apresentados e padronizar o seu uso para todas as turmas. Não é recomendável a utilização simultânea dos dois formatos de salas de aula na mesma unidade escolar, com vistas a facilitar, por parte da comunidade escolar, a familiarização com o ambiente do Classroom, bem como eficientizar a sua gestão para obtenção dos resultados esperados.

Por fim, independente do formato adotado (criando novas turmas ou utilizando as turmas criadas pela Secretaria Estadual da Educação, seja no formato de turmas/disciplina ou turma/turma), o(a) docente deverá convidar todos os estudantes através dos respectivos e-mails E-nova, já disponibilizados para a gestão escolar, e ainda inserir o(a)s próprios gestore(a)s escolares (direção e vice) e a coordenação pedagógica nas salas criadas no Classroom.

Sabemos que esse processo é novo, de aprendizagem para todo(a)s nós, portanto, sigamos junto(a)s, encontrando saída e cooperando em nome da aprendizagem e da educação pública do Estado da Bahia.

2. Orientações sobre uso do Classroom: Simples assim

Com intuito de demonstrar o quanto é fácil e simples o uso do Classroom, apresentamos a seguir vídeos orientadores: