Segurança Digital

Segurança no uso das Tecnologia Educacionais/Google Meet

 A Secretaria Estadual da Educação preocupada com a segurança dos seus docentes e discentes, adotou a modalidade remota para garantir que o retorno às aulas transcorresse de forma segura, em consonância com os protocolos preconizados pelas autoridades. Neste cenário, tornou-se imperativo o uso de ferramentas tecnológicas educacionais, a exemplo do e-mail Enova, Google Driver e o Google Classroom 

Assim, preocupados com os diversos cenários que terão acessos a essas ferramentas, elencamos a seguir um rol de boas práticas para seu adequado uso, dentre as quais destacam-se:  

a) Senhas – Utilize senhas fortes para manter seus dados protegidos. Não utilize a mesma senha em mais de um serviço. Ao criar uma senha, utilize letras maiúsculas e minúsculas, com símbolos e números e não se esqueça de trocar suas senhas regularmente.

b) Computadores coletivo – Ao utilizar um computador de uso coletivo, lembre-se de utilizar o procedimento de logoff cada vez que acessar alguma conta na Internet (Enova, Portal Educação, etc).

c) Sistema Operacional – Mantenha o sistema operacional do seu computador, tablet ou
celular, sempre atualizado para garantir a resolução de falhas de segurança. 

d) Software de Antivírus – Mantenha o software de antivírus do seu aparelho sempre atualizado. É importante utilizar software de antivírus para se proteger de ataques de hackers. 

e) Sites de conteúdos suspeitos e/ou inadequados – Existem muitos sites de conteúdos que não inspiram confiança. Não acesse sites que possuem conteúdos duvidosos e/ou inadequados. Os sites que utilizam uma conexão segura geralmente utilizam as iniciais “https://” em vez do “http://”. 

f) E-mails suspeitos – É comum recebermos e-mails duvidosos ou de remetentes estranhos, evite abrir qualquer um desses e-mails (não abra anexos e nem clique em links). 

g) Cadastros on-line – Tenha bastante cuidado ao realizar cadastro on-line, pois pode ser uma emboscada. Em dadas situações, suas informações poderão ser fornecidas para empresas que vendem assinaturas de revistas ou produtos, ou usados para realização de compras e falsificação de documentos. Além disso, seu e-mail poderá ser inserido em listas de SPAM.

Todos os discentes e docentes poderão acessar as ferramentas de qualquer lugar que possua conexão de internet, seja esta wifi, cabeada, 3G ou 4G, utilizando de computadores, tablet ou celulares. Caso os discentes ou docentes tenham alguma dificuldade de acesso à internet, esses poderão se dirigir às suas unidades escolares, para fazer uso da conexão de internet da sua escola e baixar as aulas disponíveis para que possam estudar em casa.

Seguindo as recomendações de segurança aqui preconizadas, sugerimos que baixe o Manual de orientações (link abaixo), no qual constam, além de dicas de segurança para o uso de ferramentas digitais, orientações sobre a criação de vídeoaulas no Google Meet e disponibilização de materiais didáticos.

Baixe aqui o  Manual de Segurança no uso das Tecnologias Educacionais/Google Meet